Investir e estudar em uma boa universidade é o sonho de muitos jovens que saem do Ensino Médio com a pretensão de iniciar sua carreira profissional. Fato é que os vestibulares e provas para ingressar nas instituições de ensino superior estão cada vez mais disputados e as mensalidades mais caras.
A boa notícia é que atualmente existem inúmeros meios e processos seletivos que abrem portas para as faculdades, e as bolsas de estudos é uma delas.
Se você está em busca de uma faculdade que, além de oferecer um bom ensino, apresente uma infraestrutura de ponta, corpo docente qualificado e metodologia inovadora, a Anhanguera pode ser a alternativa ideal! Fundada em 1994, essa instituição privada segue sendo uma das mais procuradas pelos estudantes que buscam alta qualidade de custo-benefício.
No conteúdo de hoje você vai descobrir como conseguir bolsas de estudos na Anhanguera, além de conhecer outros métodos de ensino para ingressar nesta renomada instituição. Vamos nessa? Boa leitura!
Navegue pelo conteúdo:
Como ingressar na Anhanguera?
A Anhanguera teve sua origem na década de 90, e em 2014 integrou-se ao maior grupo educacional do Brasil, o Kroton Educacional. Esse foi, inclusive, um fato que desempenhou um papel fundamental na expansão da instituição de ensino, pois consolidou sua reputação no âmbito acadêmico e profissional, e hoje conta com mais de mil unidades espalhadas por todo o país.
Conforme observado anteriormente, a Anhanguera é uma instituição bastante procurada por estudantes que buscam qualidade de ensino e custo-benefício, mas não só isso, como boa infraestrutura, visto que ela proporciona um ambiente propício ao desenvolvimento acadêmico de seus estudantes, contando com espaços bem equipados para aulas práticas, além de um corpo docente composto por mais de 15 mil mestres e doutores.
A Anhanguera se destaca por oferecer uma série de vantagens, bem como sistema de ensino inovador, apoio personalizado aos alunos, orientação e preparação para o mercado de trabalho e muito mais. Esse e outros detalhes justificam sua nota na última avaliação do Ministério da Educação (MEC), que considerou a qualidade acadêmica e infraestrutura, e atribuiu três estrelas (em uma escala de 1 a 5).
Os programas acadêmicos da Anhanguera integram uma gama de opções, desde cursos de graduação até programas de extensão e pós-graduação. Além disso, a variedade também chega aos métodos de ingresso, que vão desde a utilização da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), até transferência e vestibular. Vamos conhecer os detalhes de cada um deles a seguir!
Nota do Enem
Uma das alternativas para ingressar na Anhanguera é ter participado do Enem a partir de 2010. A instituição utiliza a sua pontuação como parte de um dos seus processos seletivos.
Esse método oferece diversas vantagens, como a dispensa de outros vestibulares e a possibilidade de descontos na mensalidade com base na sua nota do Enem, que, quanto mais alta for, maior será a bolsa de estudos, podendo chegar a 100%.
Todo o processo, desde a inscrição até a matrícula, é feito de forma online, através do site da faculdade.
Vestibular
A diversidade também chegou até os vestibulares. Hoje a Anhanguera conta com duas modalidades disponíveis: o vestibular online, que é realizado de forma remota, e o agendado.
Para a prova online, é importante que o aluno saiba que se trata do vestibular tradicional, ou seja, esse formato reúne todas as regras da avaliação normal de ingresso nas faculdades, porém, feito a distância. Desde a inscrição até a realização do exame é feito pela internet pelo site da faculdade.
Já o vestibular agendado permite que o candidato escolha a data e o horário para fazer a avaliação. Essa modalidade oferece mais comodidade e flexibilidade. Assim como os demais métodos de ingresso, a inscrição é feita pela internet.
Transferência externa
Uma alternativa para iniciar sua graduação na Anhanguera e seguir a carreira dos seus sonhos é considerar a transferência de faculdade. Caso esteja matriculado em outra instituição de ensino superior e queira trocar por uma faculdade que esteja comprometida em promover seu desenvolvimento profissional com métodos que visam sua capacitação, saiba que esse processo é mais fácil do que você imagina!
Para isso, é necessário que tenha interrompido seu curso por no máximo 6 meses. Depois é só escolher em qual das mil unidades da Anhanguera você quer estudar e pronto.
Segunda graduação
Se você já tem diploma de nível superior e quer buscar a segunda graduação, seja para aprimorar conhecimentos complementares à sua primeira profissão ou explorar uma área diferente em busca de uma transição de carreira, saiba que na Anhanguera isso é possível! A instituição oferece diversas opções, desde formação pedagógica, segunda licenciatura e bacharelado.
O processo seletivo para este caso possui regras específicas, e uma delas é que a sua primeira formação deve ter sido feita em uma faculdade credenciada e reconhecida pelo MEC.
Financiamento estudantil
Além das opções mencionadas, existem alternativas que podem te ajudar no quesito financeiro. O financiamento estudantil, por exemplo, oferece suporte para custear seus estudos durante a sua graduação, permitindo que você se concentre inteiramente na formação, sem se preocupar com as mensalidades durante o curso.
Esse modelo de apoio financeiro surgiu com a ideia de ampliar o acesso ao ensino superior, especialmente para jovens de baixa renda. Em certos casos, é possível que os estudantes comecem a pagar somente após concluir os estudos.
Atualmente, o financiamento estudantil pode ser obtido de duas maneiras: a primeira é por meio de programas governamentais, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), ou por intermédio de instituições financeiras e empresas privadas, como o Pravaler.
Fies
Através do Fies, os estudantes podem adiar as suas mensalidades até concluir o curso. Entretanto, é necessário que atenda a alguns requisitos, como:
- Ter concluído o Ensino Médio
- Ter realizado o Enem a partir de 2010, com nota igual ou superior a 450 pontos e sem zerar na redação
- Ter renda familiar bruta mensal de até três salários-mínimos por pessoa.
Pravaler
Ao contrário do Fies, o Pravaler oferece um processo mais descomplicado: não exige comprovação de critérios como a nota do Enem e renda familiar.
O Pravaler está a mais de vinte anos no mercado educacional, realizando o sonho de milhares de estudantes em todo o país. Aproveite e simule agora mesmo o seu financiamento estudantil com o Pravaler e comece já a estudar na Anhanguera!
Como conseguir bolsa na Anhanguera?
A bolsa de estudos para graduação é outra alternativa de apoio financeiro para estudar na Anhanguera. Entre as opções disponíveis estão o Prouni (Programa Universidade para Todos), programa governamental que oferece bolsas parciais e integrais para candidatos que participaram do Enem.
Mas, além do programa do governo, você também pode contar com o Amigo Edu para estudar na Anhanguera. Isso porque, em parceria com a instituição, você pode garantir bolsas de até 80% de desconto na mensalidade durante todo o curso.
Não perca mais tempo e encontre agora mesmo a sua bolsa de estudos com o Amigo Edu e comece a estudar na Anhanguera o quanto antes!