As diversas possibilidades de atuação que um profissional do Direito tem a sua disposição é o grande fator de atração para muitos estudantes na hora de escolher a sua profissão. Com isso, a procura por áreas que oferecem melhores carreiras e os maiores salários segue disparadamente entre os estudantes do curso de Direito.
Algumas exigem mais especialização, portanto, conhecê-las desde já permite iniciar estudos mais aprofundados. Neste conteúdo, você conhecerá 5 áreas do Direito que pagam muito bem e proporcionam ótimas oportunidades. Vem com a gente!
Navegue pelo conteúdo:
Quantas áreas de Direito existem?
Existem diversas áreas de atuação no Direito. Essa amplitude de possibilidades é uma das grandes vantagens de cursar essa graduação, já que o estudante pode escolher entre áreas diferentes e caminhar por especializações distintas.
É possível dizer que temos 10 áreas principais, que são as mais populares e mais escolhidas entre os profissionais que estudam Direito no Brasil. São elas:
- Direito Civil
- Direito Ambiental
- Direito Empresarial
- Direito da Tecnologia da Informação
- Direito do Consumidor
- Direito Contratual
- Direito Penal
- Direito Trabalhista
- Direito Tributário
- Direito Digital
Qual área do Direito está em alta?
Segundo uma pesquisa realizada pela Forbes (importante revista de Negócios no mundo todo) em parceria com a OAB (Ordem do Advogados do Brasil), existem mais de 1,2 milhão de pessoas exercendo a profissão no país – cerca de um advogado para cada 190 habitantes, excluindo estagiários e suplementares.
Eles ainda chegaram a uma lista das áreas do Direito que estão em alta no Brasil atualmente. E em primeiro lugar está o Direito Digital, uma área que abrange as relações entre pessoas físicas e jurídicas no universo virtual, fazendo interação com outros ramos do Direito.
Quais são as melhores áreas do Direito?
Apesar das diversas alternativas de áreas de atuação em Direito trazer bastante flexibilidade, para muitas pessoas ela também pode gerar uma dúvida cruel: em qual das áreas devo me especializar?
Essa decisão não é fácil e não precisa ser feita da noite para o dia, já que, como você vai ver abaixo, existem de fato muitos “tipos” de Direito. O importante é ter paciência para não se precipitar e escolher um ramo que não tenha muita relação com o que você realmente quer para sua vida.
Veja também: Conheça as melhores faculdades de Direito do Brasil
Então, para ajudar você que ainda está indeciso ou que sequer sabe ao certo em quais áreas um advogado pode atuar, listamos abaixo as principais áreas do Direito.
Direito Civil
O Direito Civil é a maior área do Direito brasileiro. Na advocacia civil, o profissional pode representar os interesses individuais referentes a bens e propriedades, questões familiares (como divórcio e heranças) e muito mais, dependendo da área de especialização.
É uma área tão vasta que é recomendado se especializar em um segmento dentro do Direito Civil. Algumas das especializações do Direito Civil são: Direito Contratual, das pessoas, da família, das coisas, dos bens, dos fatos jurídicos, das obrigações, das sucessões e responsabilidade civil.
Direito Ambiental
O advogado ambientalista, dentre inúmeras funções, pode acompanhar processos administrativos de licenciamento ambiental e infrações ambientais, participar de processos judiciais civis e criminais que estão vinculado à legislação ambiental e várias outras questões que envolvem a relação do homem com o meio ambiente.
Direito Empresarial
Essa é uma área da advocacia voltada para os aspectos jurídicos do comércio. O advogado pode defender os empresários e sociedades diante dos seus interesses comerciais e auxiliar em questões como abertura e fechamento de um estabelecimento, elaboração de contratos e estatutos sociais, marcas, patentes e processos de falência e recuperação de empresa.
Direito da Tecnologia da Informação
Nesta área, você lidará com questões jurídicas que envolvem a informática. Alguns exemplos de clientes aqui são provedores de internet, empresas de software, bancos, usuários da internet e lojas virtuais.
Recentemente foi aprovado o Marco Civil da Internet, que tornou o advogado especialista em tecnologia da informação mais cobiçado e procurado.
Direito do Consumidor
Nesse ramo da advocacia, o profissional pode defender tanto o cidadão em suas relações com fornecedores de bens e serviços quanto os próprios fornecedores. A legislação básica do profissional da área é o Código de Defesa do Consumidor.
Qual área do Direito ganha mais?
Não é nenhuma novidade que a área de Direito Trabalhista oferece uma grande oferta de oportunidades ao profissional advogado. As relações profissionais entre empresas e colaboradores nem sempre acontecem da forma adequada, podendo haver desacordos legais causados por uma das partes.
Nesses momentos, o advogado especializado em Direito Trabalhista se faz fundamental na conciliação. Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em 2017 havia 2,5 milhões de ações em trâmite no Brasil. O dado impactante dá o destaque para a área, já que o advogado é imprescindível nessas demandas.
Os ganhos, no entanto, podem variar, mas, ainda assim, se mostram bastante interessantes. Em média, eles variam entre R$ 4.055,00 e R$ 14.004,34.